15 de maio de 2011

Confetti Italiano - tradição em casamentos e festas


Aqui no Brasil, muitos casamentos estão presenteando os convidados com amêndoas. Na Itália, o Confetti, super parecido com as nossas amêndoas, mas bem mais saboroso, são símbolo de excelência, prosperidade, felicidade e abundância, ligado a festa de casamento e que aos poucos se estendeu as outras comemorações importantes. Hoje, o Confetti não pode faltar nas festas italianas.


Segundo, pesquisas, podemos dizer que foi um médico árabe, com fins terapêuticos, quem usou pela primeira vez, o extrato de açúcar para cobrir pílulas, uma forma de torná-las mais prazerosa as crianças.
A história nos conta que o primeiro antecessor do confetti moderno, surgiu entorno de 1200, período em que a amêndoa vinha recoberta com um extrato de mel endurecido, doce muito apreciado pelas nobres famílias que as conservavam em pequenos e preciosos objetos decorativos, os quais vieram cerca de dois séculos mais tarde darem vida a bomboniera. Palavra que em Italiano se remete a LEMBRANÇA.


O termo bomboniera vem do período romano, onde para festejar casamentos e nascimento usava-se lançar bon bon, feito com mel, semente de amêndoa e farinha. 
O confetti moderno surgiu só mais tarde, em mil e quatrocentos, quando o açúcar chega importado da Índia.
Hoje em dia temos, não só o confetti tradicional com a semente de amêndoa, mas também aqueles com sabores e cores diversas.
Nos casamentos, tradicionalmente o confetti branco, indicando a pureza da noiva,é oferecido aos convidados, junto com pequenos objetos, uma forma de agradecimento e hospitalidade,e também uma  lembrança de um dia  importante que viveram juntos. São geralmente 5 unidades, número indivisível, como o casamento, simbolizado: saúde, felicidade, fertilidade, longevidade e riqueza, condições fundamentais para um casamento feliz .
Nas comemorações de nascimento e batizado, o confetti usado é o rosa para meninas associado ao sangue e, portanto a fertilidade, e o azul para meninos, simbolizando o céu, portanto a futura dignidade moral.


Na primeira comunhão e crisma, o confetti preferido é sempre o branco, para simbolizar a pureza. Já nas comemorações de aniversário pessoal, de casamento, formatura de faculdade, noivados, são utilizados confetti coloridos, seguindo algumas tradições, como por exemplo,bar/ bat mitra, 18 anos e noivado são os verdes simbolizando juventude, os vermelhos nas formaturas, prata e dourado,em bodas de prata e ouro, e tanta outras cores com significados diversos.


Na Itália é possível encontrar o Confetti em qualquer mercado ou nas grandes docerias. Os de docerias são fresquinhos e com um sabor maravilhoso. Existem vários tipos de recheio, como pistache, morango, chocolate, vanilla e etc. Vale a pena provar!!!
Algumas empresas no Brasil já estão importando o Confetti Italiano e diversos modelos de embalagens para presente. 
Na Itália sugerimos provar da Conti Confetteria. Uma delícia!

Imagens: Reprodução

Um comentário:

  1. Oi, Silvia! Obrigada pelo post! Vou casar em fevereiro e meu noivo é italiano. Eu gostaria de poder incorporar um pouco da cultura italiana ao nosso casamento e pensei nos confetti. Você tem alguma indicação de empresas no Brasil que trabalham com eles? Obrigada!

    ResponderExcluir